História

DO CARTÓRIO

Em 30 de Janeiro de 2003, Nívia Simone Godinho Alves, assumiu como titular do Cartório de Registro de Imóveis de Turmalina, através de outorga de delegação pelo Governador do estado de Minas Gerais. Na data de  27 de Agosto de 2007 foi empossada  no cargo de Oficiala, em razão de aprovação em concurso público de provas e títulos.

O cartório iniciou a sua atividade na data de 28/01/2004, inicialmente atendendo Turmalina e Veredinha. A partir de 14/08/2008, as cidades de José Gonçalves de Minas e Leme do Prado passaram a pertencer à integrar a comarca de Turmalina, conforme LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL Nº 105 de 14/08/2008.


Primeira Registradora de Imóveis em Turmalina. Foi assessora jurídica do município de Turmalina-MG. Foi advogada em Minas Gerais, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pós-graduada em poder legislativo pela PUC/MG.


Seus substitutos são: Renato Godinho Siqueira e Carluce Alves Fernandes.

História da cidade

Segundo a tradição, os primeiros primitivos habitantes do município foram os bandeirantes paulistas, tendo a frente Sebastião Leme do Prado por volta de 1750/1760, devido a descoberta e exploração de ouro, ás margens do rio Araçuai.

Em decorrência da falta de alimentos para os mineradores, muitos dos colonos das minas se dedicaram á lavoura rural e foram estabelecendo ás margens do rio Araçuai, Ribeirão do Lourenço e rio Itamarandiba, respectivamente; e como ficaram muito distante da Vila, levantaram em alguns destes lugares várias capelas fora do povoado para o seu recurso espiritual, cuja a fé jamais abandonavam.

A formação do arraial de Nossa Senhora da Piedade resultou da construção de uma capela em honra de Nossa Senhora da Piedade, cuja imagem, conforme lenda corrente entre os moradores, teria sido encontrada no próprio local. Fundado por volta de 1750/1760 o arraial da Piedade teve como primeiros moradores os fazendeiros Luiz Machado, João Cordeiro e Canuto Quadros, que ali se fixaram com o objetivo de dedicar-se á agricultura e a criação de gado.
Deve-se a esses pioneiros a construção da capela que resultou na formação do arraial de Nossa Senhora da Piedade.

A povoação de piedade era uma região essencialmente agrícola, sendo os principais produtos cultivados: milho, feijão e algodão. Os habitantes locais comercializavam seus produtos com os garimpeiros de Minas Novas, Água Suja e etc.

Fonte: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/turmalina/historico